Recursos que aumentam a conversão

A taxa de conversão é a relação entre o número de visitas de um site e o número de compras que estes visitantes realizaram. Atualmente o maior desafio dos lojistas é aumentar essa taxa.

Uma pesquisa da Experian Hitwise identificou que a taxa média de conversão do e-commerce no Brasil é menor de 2%. Porém há uma série de ações, algumas inclusive bem simples, que podem ajudar a loja a melhorar esse índice.

O Fastcommerce constantemente aprimora seus recursos para auxiliar os e-commerces no aumento da conversão. Alguns recursos e relatórios ajudam os lojistas a identificarem por exemplo o porquê da maior parte dos visitantes deixarem o site sem comprar nada e como reduzir o abandono de carrinhos. Trabalhar unindo todos esses recursos faz toda a diferença para o crescimento da sua loja virtual.

Veja como estas ferramentas podem ajudá-lo:

Como apresentar uma página de produto mais clara?

Primeiro você pode habilitar o recurso de filtros de produtos na sua loja virtual, para ajudar o cliente a encontrar os produtos desejados mais facilmente. Crie descrições originais e atraentes que possam incentivá-lo a comprar.

Complemente essas descrições com fotos do produto de vários ângulos. Inclua se possível um ou mais vídeos, para que o cliente não fique com dúvidas sobre o produto.

Como apresentar uma página de produto mais clara?

Como recuperar a venda de um produto abandonado no carrinho?

Como recuperar a venda de um produto abandonado no carrinho?

O Fastcommerce tem um recurso que permite que o visitante recupere uma cesta em até 30 dias após seu abandono. Se o cliente retornar à loja dentro deste período, seus produtos estarão no carrinho à sua espera, caso ainda estejam disponíveis na loja virtual. Isso facilita (e muito!) a compra do cliente.

Vale a pena mostrar as opiniões de consumidores na página do meu produto?

Os testemunhos de clientes estão entre os melhores estímulos para vendas online. Por esta razão, as melhores lojas virtuais permitem que o cliente opine sobre os produtos. Esta opinião pode ser vista pelos demais visitantes.

Este recurso também faz com que o comprador retorne mais vezes à loja virtual, para acompanhar as opiniões de outras pessoas que compraram o mesmo produto e para dar seus relatos e experiências com o produto ao longo do tempo.

Vale a pena mostrar as opiniões de consumidores na página do meu produto?

O e-mail marketing pode aumentar as vendas da loja virtual?

O e-mail marketing pode aumentar as vendas da loja virtual?

Com certeza! Mas é preciso ter em mente que em média 25% das pessoas vão abrir a mensagem e apenas 2% resultam em compras.

É fundamental ter uma base qualificada de e-mails para aumentar esse número. Seus e-mails terão uma taxa maior de abertura se oferecerem benefícios ao cliente. Crie promoções exclusivas no aniversário da loja e no aniversário do cliente por exemplo.

Cuidado com o spam: defina um calendário de envios para não incomodar o seu cliente e ofereça opção de se descadastrar.

Como acompanhar o cliente durante o processo de compra?

Você pode auxiliar o seu cliente habilitando um chat online na sua loja virtual. Dessa forma ele esclarece as dúvidas em tempo real e não precisa parar a compra para telefonar para a loja.

Como acompanhar o cliente durante o processo de compra?

É possível recomendar produtos de acordo com o interesse do cliente?

É possível recomendar produtos de acordo com o interesse do cliente?

A loja pode recomendar produtos de forma inteligente, utilizando os recursos que mostram os produtos mais acessados, os mais vendidos e a busca de outros clientes em relação àquele produto (Quem comprou este produto, comprou também... Quem viu este produto, viu também...).

É possível recomendar produtos complementares ao que ele está comprando usando a compra conjunta. Por exemplo, ao adquirir uma câmera digital, é comum que o cliente compre também cartões de memória para ela.

O design da minha loja virtual pode me ajudar a vender mais?

Loja mais bonita sempre vende mais!

Utilizando o design responsivo, que se adapta ao tamanho da tela, você facilita o acesso do cliente em smartphone, tablet ou desktop. Esse design conta com os recursos de usabilidade que facilitam a navegação do visitante e oferecem uma experiência de compra melhor!

Ter uma versão otimizada para mobile e AMP também podem ser um grande diferencial para a sua loja.

Uma outra forma de testar usabilidade e até mesmo confirmar os ganhos de um novo design é fazer um TESTE A/B. Esse tipo de teste compara os resultados de visitas e vendas de duas versões de design, auxiliando a sua loja a decidir qual modelo teve melhor aceitação.

O design da minha loja virtual pode me ajudar a vender mais?

Como o cliente conclui a compra de forma eficiente e rápida?

Como o cliente conclui a compra de forma eficiente e rápida?

Com o Xtreme Checkout, o cliente preenche seus dados cadastrais de forma mais rápida. Em uma única página já escolhe a forma de pagamento, a forma de envio e vê um resumo do seu pedido. O cliente que compra pela internet quer agilidade, por isso esse recurso facilita muito o processo de fechamento da compra.

Quais formas de pagamento devo oferecer na minha loja virtual?

Quanto mais opções para o cliente melhor. Dessa forma você evita que ele saia da loja porque você não tem o meio de pagamento que ele gostaria de utilizar.

Quaid formas de pagamento devo oferecer na minha loja virtual?

Quais relatórios e informações devo utilizar para monitorar e estimular minhas vendas?

Quais relatórios e informações devo utilizar para monitorar e estimular minhas vendas?

Com um CRM integrado capaz de reunir uma grande quantidade de informações sobre os clientes de forma organizada e acessível, você coloca o cliente no plano central do negócio, a ponto de conhecê-lo de forma individualizada.

O Fastcommerce integra solução completa de CRM, permitindo conhecer cada cliente de perto. As seguintes informações são armazenadas automaticamente:

  • Quantas vezes cada cliente visitou a loja virtual e quais as páginas visitadas em cada uma das vezes.

  • O tempo de permanência no site em cada visita.

  • O navegador e o sistema operacional utilizado.

  • Quantos pedidos o cliente já fez no site e quais foram remetidos ou cancelados.

  • As formas de pagamento selecionadas pelo cliente.

  • Para aprimorar o atendimento de pós-venda, é possível enviar e-mails padronizados para o cliente a cada fase do processamento de seu pedido. Todas as mensagens enviadas são gravadas. O histórico do pedido é organizado em fichas, permitindo o acompanhamento de todos os trâmites do pedido, desde a sua realização até a sua entrega.

  • Para acompanhar e aprimorar o atendimento aos clientes, estão disponíveis centenas de relatórios administrativos. Um exemplo é o relatório de tempo médio de atendimento aos pedidos, que mostra o tempo médio que a equipe de atendimento da loja virtual leva para atender aos pedidos realizados.

Esses são apenas alguns recursos que aumentam as conversões da sua loja virtual.

Se você quiser saber como melhorar suas conversões, entre em contato com o executivo de conta da sua loja virtual. Ele possue um ótimo expertise e podem orientá-lo em todas as fases do seu negócio!