CRM integrado

A capacidade de reunir uma grande quantidade de informações sobre os clientes de forma organizada e acessível é um aspecto fundamental do CRM (Customer Relationship Management), que visa colocar o cliente no plano central do negócio a ponto de conhecê-lo de forma individualizada.

O Fastcommerce integra solução completa de CRM, permitindo conhecer cada cliente de perto. As seguintes informações são armazenadas automaticamente:

  • Quantas vezes cada cliente visitou a loja virtual e quais as páginas visitadas em cada uma das vezes.

  • O tempo de permanência no site em cada visita.

  • O navegador e o sistema operacional utilizados.

  • Quantos pedidos o cliente já fez no site e quais foram remetidos ou cancelados.

  • As formas de pagamento selecionadas pelo cliente.

Ficha da sessão do usuário
 

Para aprimorar o atendimento de pós-venda, é possível enviar e-mails padronizados para o cliente a cada fase do processamento de seu pedido. Todas as mensagens enviadas são gravadas em log de auditoria. O histório do pedido é organizado em fichas, permitindo o acompanhamento de todos os trâmites do pedido, desde a sua realização até a sua entrega.

Para acompanhar e aprimorar o atendimento aos clientes, foram criados dezenas de relatórios administrativos. Seguem alguns exemplos:

  • Tempo médio de atendimento aos pedidos:
    mostra o tempo médio que a equipe de atendimento da loja virtual leva para atender aos pedidos realizados.

  • Comparativo entre visitantes e compradores:
    compara o total de visitantes com aqueles que colocam produtos em cesta, os que fecham pedido e os que têm seus pedidos remetidos.

  • Lista de aniversariantes no período: relaciona os clientes que fazem aniversário no período indicado.

Pedidos diários
Principais navegadores
 

Para uma visão ainda mais ampla, vários relatórios comportamentais estão disponíveis. Eis alguns:

  • Comparativo de acessos por dia da semana

  • Comparativo de acessos por horário

  • Valor médio dos pedidos remetidos/cancelados

  • Comparativo dos clientes por faixa etária e sexo

  • Comparativo entre formas de pagamento

Pedidos por tipo de acesso
 

Diversos relatórios são gerados também em forma gráfica (veja nos exemplos à direita). Os relatórios podem ser exportados em formato Excel, Word ou XML, para utilização em outras aplicações ou acesso em tempo real como fonte de dados remota.

Com o conhecimento completo de cada cliente, a empresa pode se antecipar às suas necessidades, com larga vantagem sobre a concorrência.

Conhecer o perfil do cliente também ajuda na formulação de propostas de vendas casadas (cross selling), além de promover sua fidelidade.

Pedidos por estado do Brasil
 

Um importante relatório para CRM é o Funil de compras, que é o termo usado para a análise das conversões de visitas da loja virtual em pedidos pagos. O funil mostra a relação entre os acessos às páginas de produtos, ao carrinho, à página de escolha do frete, à escolha das formas de pagamento, ao cadastro do cliente e à conclusão do pedido. Mostra também quantos destes pedidos foram pagos. Trata-se de uma ferramenta fundamental para verificar onde a loja virtual pode ser aprimorada. Por exemplo, se a diferença entre os acessos à página de escolha do frete e das formas de pagamento for muito grande, isto indica que o frete da loja virtual está afastando os clientes.

Ticket médio diário
 

Para simplificar o processo de compra e melhorar o funil da loja virtual, é possível ocultar os campos de entrega no fechamento do pedido. O cliente que quiser enviar seu pedido para outro endereço (ex: para mandar um presente) deverá marcar o campo Entregar em outro endereço, exibindo assim os campos para informar os dados de entrega.

Pedidos nos últimos 14 dias


Recursos Exclusivos para loja virtual


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