A capacidade de reunir uma grande quantidade de informações sobre os clientes de forma organizada e acessível é um aspecto fundamental do CRM (Customer Relationship Management), que visa colocar o cliente no plano central do negócio a ponto de conhecê-lo de forma individualizada.
O Fastcommerce integra solução completa de CRM, permitindo conhecer cada cliente de perto. As seguintes informações são armazenadas automaticamente:
Quantas vezes cada cliente visitou a loja virtual e quais as páginas visitadas em cada uma das vezes.
O tempo de permanência no site em cada visita.
O navegador e o sistema operacional utilizados.
Quantos pedidos o cliente já fez no site e quais foram remetidos ou cancelados.
As formas de pagamento selecionadas pelo cliente.
Para aprimorar o atendimento de pós-venda, é possível enviar e-mails padronizados para o cliente a cada fase do processamento de seu pedido. Todas as mensagens enviadas são gravadas em log de auditoria. O histório do pedido é organizado em fichas, permitindo o acompanhamento de todos os trâmites do pedido, desde a sua realização até a sua entrega.
Para acompanhar e aprimorar o atendimento aos clientes, foram criados dezenas de relatórios administrativos. Seguem alguns exemplos:
Tempo médio de atendimento aos pedidos:
mostra o tempo médio que a equipe de atendimento da loja virtual leva para atender aos pedidos realizados.Comparativo entre visitantes e compradores:
compara o total de visitantes com aqueles que colocam produtos em cesta, os que fecham pedido e os que têm seus pedidos remetidos.Lista de aniversariantes no período: relaciona os clientes que fazem aniversário no período indicado.
Para uma visão ainda mais ampla, vários relatórios comportamentais estão disponíveis. Eis alguns:
Comparativo de acessos por dia da semana
Comparativo de acessos por horário
Valor médio dos pedidos remetidos/cancelados
Comparativo dos clientes por faixa etária e sexo
Comparativo entre formas de pagamento
Diversos relatórios são gerados também em forma gráfica (veja nos exemplos à direita). Os relatórios podem ser exportados em formato Excel, Word ou XML, para utilização em outras aplicações ou acesso em tempo real como fonte de dados remota.
Com o conhecimento completo de cada cliente, a empresa pode se antecipar às suas necessidades, com larga vantagem sobre a concorrência.
Conhecer o perfil do cliente também ajuda na formulação de propostas de vendas casadas (cross selling), além de promover sua fidelidade.
Um importante relatório para CRM é o Funil de compras, que é o termo usado para a análise das conversões de visitas da loja virtual em pedidos pagos. O funil mostra a relação entre os acessos às páginas de produtos, ao carrinho, à página de escolha do frete, à escolha das formas de pagamento, ao cadastro do cliente e à conclusão do pedido. Mostra também quantos destes pedidos foram pagos. Trata-se de uma ferramenta fundamental para verificar onde a loja virtual pode ser aprimorada. Por exemplo, se a diferença entre os acessos à página de escolha do frete e das formas de pagamento for muito grande, isto indica que o frete da loja virtual está afastando os clientes.
Para simplificar o processo de compra e melhorar o funil da loja virtual, é possível ocultar os campos de entrega no fechamento do pedido. O cliente que quiser enviar seu pedido para outro endereço (ex: para mandar um presente) deverá marcar o campo Entregar em outro endereço, exibindo assim os campos para informar os dados de entrega.
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Destaque
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Liberdade para criar
- Autopaginação na lista de produtos
- AutoSuggest no campo de buscas
- Cadastro detalhado de produtos
- Cadastro de filtros de produtos
- Cálculo de frete automático
- Design profissional e usabilidade
- Design responsivo
- Diversas formas de pagamento
- Gerenciador de arquivos
- Sincronismo dos arquivos com o GitHub
- Teste A/B
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Integração
- Cadastro de parceiros, revendas e cupons
- Emissão de nota fiscal eletrônica (NFe)
- Fluxo multi-departamental dos pedidos
- Integração com a SkyHub
- Integração com o MercadoLivre
- Integração com o MilhoAzul.com
- Integração com portais e sistemas ERP
- Múltiplos usuários administrativos
- Relatórios administrativos
- Utilitários administrativos
- Validação de formulários por CAPTCHA