Integração com o Google Ads, Google Analytics e Google Tag Manager

O Fastcommerce tem integração facilitada com diversos produtos do Google, que são importantes ferramentas para acompanhar os acessos e incrementar as vendas da loja virtual:

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito para acompanhamento da visitação de sites, que mostra como as pessoas encontraram e como navegaram pela loja virtual. Com estas informações, é possível melhorar a experiência dos visitantes e aumentar as vendas da loja virtual.

Clique aqui para mais informações sobre o Google Analytics.

Para implantar facilmente o Google Analytics 4 na loja virtual, o lojista deve criar uma conta no Google Analytics e preencher o campo Web Property ID no site administrativo.

Ao usar este recurso, os códigos javascript para acompanhamento de visitas, funil de compras e e-commerce do Google Analytics serão automaticamente incluídos na loja virtual.

Google Ads

Não importa o tamanho do orçamento de marketing da loja virtual, é fundamental utilizar a rede de publicidade do Google Ads. Quando as pessoas pesquisarem no Google usando uma de suas palavras-chave, seu anúncio poderá ser exibido próximo aos resultados de pesquisa, nas seções de Links patrocinados que ficam no topo, no rodapé e na barra direita das páginas de resultados da busca.

Clique aqui para mais informações sobre o Google Ads.

O Fastcommerce permite uma integração facilitada ao Google Ads, inserindo automaticamente o javascript de acompanhamento de conversão na página de pedido confirmado. Isto é fundamental para mensurar o retorno do investimento e fazer ajustes nos anúncios e nas palavras-chave anunciadas. Para isto, basta que o lojista preencha os campos Conversion ID e Conversion Label no site administrativo.

Google Ads + Remarketing

O remarketing permite alcançar pessoas que visitaram anteriormente seu site, exibindo anúncios relevantes à medida que navegam na web. A lista de remarketing representa as pessoas cujo interesse você quer recuperar com uma mensagem atraente.

Este sistema permite coletar diversas informações sobre os visitantes, para exibir a estas pessoas anúncios mais relevantes, maximizando seus investimentos no Google Ads.

O Fastcommerce permite uma integração facilitada ao remarketing do Google Ads, inserindo automaticamente o javascript da tag de remarketing nas páginas da loja virtual. Para isto, basta que o lojista marque o campo Remarketing e preencha o campo Remarketing Label para ativar a integração da loja virtual a este serviço.

Clique aqui para mais informações sobre remarketing no Google Ads.

Google Tag Manager (GTM)

O Google Tag Manager é o gerenciador de tags gratuito do Google, onde é possível criar e atualizar as tags de integração da sua loja virtual. É muito comum um cenário onde a loja deseja implementar diversas ferramentas de marketing para alavancar os resultados com marketing digital. Muitas dessas ferramentas exigem instalação de códigos javascript em determinadas páginas do site. Para muitos profissionais de marketing, isso exige o suporte de um desenvolvedor, o que pode atrasar as ações de marketing e prejudicar os resultados da empresa.

Como este cenário faz parte do dia a dia de muitas pessoas que trabalham com marketing, para ganhar flexibilidade e agilidade nesse processo, é possível utilizar o Google Tag Manager (GTM), uma ferramenta através da qual é inserido apenas um código no site e, a partir daí, é possível implementar diversos serviços sem precisar mais mexer no código. Ao centralizar toda a gestão de códigos no GTM, o time de marketing ganha autonomia para trabalhar, o que melhora a produtividade e reduz custos com TI. Além disso, se você já usa um grande número de tags no seu site, ao trocá-las pela tag única do GTM, a performance do site também irá melhorar.

Ao usar este recurso, os códigos javascript do Google Tag Manager assim como os códigos de eventos e informações de Data Layer serão automaticamente incluídos na loja.

Clique aqui para mais informações sobre o GTM.

Clique aqui para informações sobre eventos e Data Layer.



Recursos Exclusivos para loja virtual


Clique nos links abaixo para saber mais sobre os recursos da loja virtual e do site administrativo: